top of page
Buscar
  • Foto do escritorClínica Vet Primavera

Cachorro com medo de fogos de artifício: O que fazer?

Junto com a aproximação do período de festas de final de ano vem também a preocupação por parte dos tutores com o barulho dos fogos de artifício, pois muitos animais ficam severamente assustados e estressados.

Um cão tem a capacidade de ouvir frequências de até 40.000 Hz, valor este que é o dobro quando comparado com a audição humana, fato este que torna estes eventos tão traumáticos para alguns pets, exigindo uma série de cuidados para amenizar a situação.


A primeira dica é que você mantenha a calma, pois os animais conseguem perceber quando ficamos nervosos. Então, o indicado é conversar calmamente com o animal, para que o mesmo assimile que não há o que temer. Brincar com ele também ajuda na distração. Lembre-se também de nunca deixar seu animalzinho sozinho nessas ocasiões, sua presença o faz se sentir seguro e, consequentemente, mais calmo.


Com a agitação provocada pelo medo os cães podem correr sem rumo e até mesmo tentar fugir, portanto, criar um ambiente seguro é de extrema importância. Pode ser algum cômodo da casa, como quarto ou sala, feche as portas e janelas, coloque panos confortáveis. Uma dica interessante é ligar televisores, ventiladores e/ou rádios na tentativa de abafar o som que vem da rua.


Não force o seu pet a fazer nada que ele não queira, se ele quiser esconder-se embaixo da cama, deixe, pois força-lo ou repreendê-lo pode aumentar seu estresse e até gerar agressividade por parte do cão.

Manter o animal sempre com coleira de identificação é muito importante, mesmo que você more em apartamento e acredite que não existam possibilidades de fuga, pois eles podem conseguir escapar por locais que nem imaginamos e se tiver com identificação, as chances do seu animal retornar para você são ainda maiores.


No período que antecede as festas, para tentar diminuir o medo que os pets sentem, associe o barulho de fogos com algo positivo, como brincadeiras e petiscos. Coloque o som de fogos para seu cachorro ouvir e brinque com ele, pois desta forma ele começará a associar o barulho com algo positivo e passará a ficar mais confortável nestas situações.


Com essas pequenas mudanças no ambiente e na rotina, seu peludo poderá se beneficiar e passar um réveillon mais tranquilo e feliz ao seu lado. Legal, né? Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários que iremos te ajudar. E se alguma dessas dicas te ajudou, não deixe de nos contar!

96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page